PPP: Projeto Politico Pedagógico


C.E.I CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL DOM ANTÔNIO CAMPELO DE ARAGÃO-CAIC.
RUA VEREADOR RAIMUNDO JOSÉ DA SILVA S/N
BAIRRO: PARQUE FREI DAMIÃO
JUAZEIRO DO NORTE-CE


PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO

2012


IDENTIFICAÇÃO

            O centro de Educação Infantil CEI CAIC Dom Antônio Campelo de Aragão, localizado na cidade de Juazeiro do Norte ceará à Rua Vereador Raimundo José da silva S/N, bairro frei Damião. Sua clientela é distribuída em sala de berçários e pré-escolar.
             A instituição conta com um quadro de funcionários distribuídos da seguinte forma: 22 professores, 35 funcionários, (01) diretora administrativa, (01) coordenadora pedagógica, (01) secretária, (03) vigias: (02) noturno e (1) diurno e 15 auxiliares de professores, (02) merendeiras e (03) auxiliares de merendeiras e 420 alunos matriculados em 2012, funcionando no período matutino e vespertino.
            Sua estrutura física é constituída por: 02 salas de berçários, 08 salas de aulas, 01 diretória, 01 secretaria, 01 depósito, 01 almoxarifado, 01 lavanderia, 02 cantinas, 01 pátio e um parque recreativo.
            A comunidade é formada por pessoas carentes de baixa renda e ignóbil nível social. Na busca de soluções que venham dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos com as crianças e familiares, procuramos desenvolver nossas atividades voltadas para os princípios éticos e morais, com o objetivo de elevar e resgatar a auto-estima das crianças para que possam ter um desenvolvimento integral de sua identidade, capazes de crescerem como cidadãos dignos, críticos e participativos na sociedade a qual estão inseridos.
            Nesta perspectiva foram traçadas as políticas da Educação proposta pelos os parâmetros curriculares da educação proposta pelo LDB 9.394/96, gestão publica democrática.
           Construído coletivamente pela a equipe pedagógica, diretora administrativa, coordenadora, secretaria, auxiliares de professoras, funcionários e representantes da comunidade. constitui um valioso instrumento de trabalho técnico pedagógico  contendo orientações didáticas que serão desenvolvidas através de atividades educativas que incorporem os cuidados essenciais ás crianças. Visando seu pleno desenvolvimento na construção de indentidade e autonomia.


JUSTIFICATIVA

            Considerando a fase transitória pela qual passam creches e pré-escola     na busca de uma educação de qualidade integrada, pretendemos apontar metas de qualidade que contribuam para o desenvolvimento integral de cada criança, afim de, cresçam como cidadãos, cujos direitos à infância lhe seja reconhecidos.
            E é dentro dessa proposta que procuraremos tornar esses cidadãos críticos, reflexivos e acima de tudo participativo perante a sociedade que está inserida, com direitos e deveres garantidos na forma da lei e o cumprimento a constituição federal de 88, ao Estatuto da Criança e do Adolescente, lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96 e o Referencial Curricular para a Educação Infantil/Secretaria de Educação do estado do Ceará-fortaleza: SEDUC, 2011, propondo política de integração com vista ao pleno desenvolvimento da criança.
           
OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

·         Favorecer a melhoria da qualidade de ensino da educação infantil, ofertando suporte administrativo pedagógico, que viabilize o processo ensino-aprendizagem, tendo como foco a criança, respeitando a sua individualidade, trabalhando de forma lúdica, com a finalidade de cuida e educar.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

· Proporcionar condições para o desenvolvimento de uma gestão participativa,democrática e criativa.
·             Propagar a alegria e o respeito para as crianças e a família.
·    Compartilhar experiências que venham desenvolver hábitos saudáveis de higiene e alimentação os quais passam contribuir quanto escola.
·        Assegurar na instituição de ensino atendimento integral à criança, considerando seus aspectos físicos, afetivos, cognitivos, lingüísticos,
·         Sociocultural, bem como as dimensões lúdicas, artística e imaginarias.

                                           DIAGNÓSTICO

            Através de informações colhidas, obtivemos os resultados abaixo relacionados, os quais irão permitir que o CEI CAIC tenha sua própria cultura, permeada por valores, expectativa e costumes, construídos a partir destas condições:
ü  Idade dos pais está entre 16 a 40 anos;
ü  Grau de escolaridade: poucos concluíram o ensino médio e a grande maioria não freqüentaram á escola;
ü  Famílias formadas de 3 ou 6 filhos;
ü  Há maior dificuldade encontrada, tem relação com pais separados ou desempregados.         
                   
            Contudo, o que pretendemos é construir um CEI de qualidade e conforto, objetivando que haja um bom desenvolvimento da criança, contando com professores capacitados, que tenham como missão: educar, construir, ensinar e formar cidadãos críticos, conscientes e participativos. Neste sentido, primamos por profissionais qualificados, competente e comprometidos com o ato de ensinar.
            A comunidade em suas condições humildes, luta pela subsistência, através do trabalho agrícola e de prestações de serviços a terceiros. A maioria é analfabeta ou com grau de escolaridade baixo. As mães, geralmente se enquadram como domésticas.

ANÁLISE DA REALIDADE DO CEI CAIC-DOM ANTONIO CAMPELO DE ARAGÃO
                   Econômico
·         Espaço amplo no CEI CAIC;
·         Dificuldades nas famílias ( separação e desemprego dos pais);
·         Recursos insuficientes.
      
                      Cultura
·         Ausência de participação da comunidades escolar nas atividades culturais;
·         Na grande maioria não tem nível de escolaridade.

QUE CEI ASPIRAMOS CONSTRUIR?

·         Um CEI de qualidade e conforto, para um bom desenvolvimento das crianças, com professores capacitados.

QUAL SERÁ A MISSÃO DO CEI CAIC?

·         Educar, ensinar e formar.

QUE TIPO DE RELAÇÃO QUEREMOS  MANTER COM A COMUNIDADE LOCAL?
·               Uma relação de parceria.

METAS

·         Construir uma escola onde todos os atores ali envolvidos sintam prazer de participar, onde o aprender seja meta a ser cumprida e o sucesso de todos seja garantido.
·         Incentivar a participação efetiva da comunidade e da família no processo sócio educativo das crianças.
·         Garantir o acesso das crianças com necessidades educacionais, visando um ensino-aprendizagem nos seus aspectos conjuntivos, motor, afetivo e sócio cultural, fortalecendo a sua indentidade e autonomia como sujeito social e histórico.
·         Fortalecer o elo de integração entre comunidades e gestão escolar por meios de palestras, reuniões, festas comemorativas entre outras.
·         Compartilha experiência com que venham desenvolver hábitos saudáveis de higiene e alimentação os quais possam contribui enquanto escola.
            Frente às metas estabelecidas anteriormente, esperamos manter a qualidade da relação ensino-aprendizagem do CEI, o inserido nos novos tempos.           
          Para tanto, nós que fazemos o CEI CAIC - Dom Antonio Campelo de Aragão, assumimos internamente o compromisso com a conscientização e transformação sócio-cultural da comunidade escolar, concordando com o fato de que a educação é, e sempre será prioridade na nossa prática educativa.

    Missão
            Nossa missão é oferecer um ensino com qualidade, buscando atender as necessidades da clientela de acordo com as condições do bairro e realizando um trabalho voltado para a cidadania.
Concentramos nossas ações no sentido de:
·         Favorecer o desenvolvimento amplo e dinâmico da criança em seus aspectos: social, afetivo, motor e cognitivo,
·         Respeitar e apoiar o conhecimento prévio dos alunos ao ingressar na escola;
·         Propiciar estratégias para que manifeste as diferentes áreas do conhecimento: espaço/tempo, relações sociais, lógicas e linguagens;
·         Contribuir para a formação do indivíduo dentro de uma proposta educativa de abertura para o mundo com toda a sua diversidade;
·         Desenvolver a auto-educação como abertura para a educação dos       princípios humanos, na síntese do saber, sentir e agir;
·        Oferecer o máximo de qualidade focando o desenvolvimento global das crianças de modo a prepará-los para as próximas etapas de sua vida escolar.
·          Construir uma sala para jogos e recreação (brinquedoteca).
·         Criar uma associação de pais comunitários para realização de trabalhos voluntários na escola;
·        Realizar reuniões com os pais, visando o crescimento e desenvolvimento escolar;
·        Convidar pessoas capacitadas para efetuar palestras, cursos, seminários e oficinas de estudo;
·        Buscar parcerias com outros CEI;
·        Enviar ofícios para Editoras e Secretaria Municipal de Educação, pedindo doações de livros infantis;
·        Proporcionar às crianças, atividades desportivas.

AVALIAÇÃO  
            A avaliação deve ser um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar a aprendizagem das crianças. As avaliações das ações se dão de forma contínua, visando o alcance dos objetivos propostos, bem como a reformulação de novas propostas que viabilizem a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
            A avaliação, conforme estabelecida na Lei Nº9.394/96, deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado.

RECURSOS HUMANOS
             A instituição é composta por: um diretor administrativo, um coordenador pedagógico, uma secretaria, corpo docente, funcionários e um total de 420 crianças matriculadas, funcionando nos dois turnos (matutino e vespertino).

RECURSOS MATERIAIS
MATERIAL DIDÁTICO
ü  Livros
ü  Revistas
ü  Jornais
          MATERIAIS RECREATIVOS
ü  Jogos Educativos
ü  Brinquedos
ü  Fantasias
MATERIAIS PERMANENTES
ü  Televisão
ü  Vídeo
ü  Som
ü  Mimeógrafo
ü  Armários
ü  Estantes
ü  Geladeiras e Freezer
ü  Fogões
ü  Ventiladores
ü  Mesas
ü  Espelhos
ü  Bebedouro elétrico
ü  Berços
MATERIAIS DE EXPEDIENTE
ü  Pasta com elástico
ü  Lápis com borracha
ü  Canetas
ü  Cartolinas
ü  Pinceis
ü  Fraudas
ü  Mamadeiras
ü  Produtos de higiene

MAPA CURRICULAR


DISCIPLINAS
HORA/AULA
CARGA HORÁRIA
LINGUAGEM
05
200
CÁLCULOS
05
200
CIÊNCIAS
02
80
SOCIEDADE
02
80
RELIGIÃO
01
40
ARTES
01
40
TOTAL




CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (2012)
JANEIRO/2012
FEVEREIRO/2012

02- Inicio da recuperação da greve.
02 a 31- recesso dos professores que não aderiram  a greve

03-Final da recuperação da greve
06- Inicio da recuperação dos 06 dias de paralisação.
13- Termino do ano letivo de 2011.
01 a 29- Recessos dos professores que aderiram a greve

MARÇO/2012
                  ABRIL/2012
01-Trabalhos pedagógicos
02-Planejamento
05-Inicio das aulas para todas as escolas
19-Feriado são José
 24-Feriado Padre Cicero
05-Recesso letivo (atividade domiciliar)
06-Paixão /08 Páscoa
13- Planejamento
21- Tiradentes
MAIO/2012
JUNHO/2012
01- Dia do trabalho
04- Planejamento
18-Comemoração ao dia das mães
01-Planejamento
07- Corpos Christi
08- Reunião de Pais e Mestre
29- Encerramento do 1º semestre

Julho/2012
AGOSTO/2012

FÉRIAS




01- Início do 2º semestre
03- Planejamento
SETEMBRO/2012
OUTUBRO/2012
05- Planejamento
06- Desfiles no bairro
07- Independência do Brasil
15- Nª Sra.das Dores
21- Reunião de Pais e Mestre
24 a 28- Semana do Trânsito

05- Planejamento
08 a 11- Semana da criança
12- Nossa Senhora Aparecida
15- Recesso letivo (dia do professor)
NOVEMBRO/2012
DEZEMBRO/2012
01- Recesso letivo (dia do romeiro)
02- Finados
09- Planejamento
15- Proclamação da república
07- Planejamento
24-Recesso natalino
25-Natal
31 Recesso do ano novo
JANEIRO/2013
01- Confraternização universal
02- Planejamento
21-reunião de Pais e Mestre
22- Encerramento do ano letivo de 2012
23 a 31- Recesso




RESPONSABILIDADES E PARCERIAS

A RESPONSABILIDADE ENVOLVE TODO O SEGMENTO ESCOLAR
ü   Pais de Alunos
ü  Núcleo Gestor
ü  Coordenador
ü  Secretaria
ü  Professores
ü  Funcionários
DENTRE AS PARCERIAS, PODEMOS DESTACAR:
ü  Prefeitura Municipal
ü  Secretaria de Educação
ü  Secretaria de Ação Social
ü  Sociedade Civil
ü  Conselho Tutelar
ü  Posto de Saúde
ü  CRAS-Centro Referencial de Sistema Social
Guarda Civil e Municipal

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