C.E.I CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL DOM ANTÔNIO
CAMPELO DE ARAGÃO-CAIC.
RUA VEREADOR RAIMUNDO
JOSÉ DA SILVA S/N
BAIRRO: PARQUE FREI DAMIÃO
JUAZEIRO DO NORTE-CE
PROJETO
POLÍTICO
PEDAGÓGICO
2012
IDENTIFICAÇÃO
O centro de Educação Infantil CEI
CAIC Dom Antônio Campelo de Aragão, localizado na cidade de Juazeiro do Norte
ceará à Rua Vereador Raimundo José da silva S/N, bairro frei Damião. Sua
clientela é distribuída em sala de berçários e pré-escolar.
A instituição conta com um quadro de
funcionários distribuídos da seguinte forma: 22 professores, 35 funcionários,
(01) diretora administrativa, (01) coordenadora pedagógica, (01) secretária,
(03) vigias: (02) noturno e (1) diurno e 15 auxiliares de professores, (02)
merendeiras e (03) auxiliares de merendeiras e 420 alunos matriculados em 2012,
funcionando no período matutino e vespertino.
Sua estrutura física é constituída
por: 02 salas de berçários, 08 salas de aulas, 01 diretória, 01 secretaria, 01
depósito, 01 almoxarifado, 01 lavanderia, 02 cantinas, 01 pátio e um parque
recreativo.
A comunidade é formada por pessoas
carentes de baixa renda e ignóbil nível social. Na busca de soluções que venham
dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos com as crianças e familiares,
procuramos desenvolver nossas atividades voltadas para os princípios éticos e
morais, com o objetivo de elevar e resgatar a auto-estima das crianças para que
possam ter um desenvolvimento integral de sua identidade, capazes de crescerem
como cidadãos dignos, críticos e participativos na sociedade a qual estão
inseridos.
Nesta perspectiva foram traçadas as
políticas da Educação proposta pelos os parâmetros curriculares da educação
proposta pelo LDB 9.394/96, gestão publica democrática.
Construído coletivamente pela a
equipe pedagógica, diretora administrativa, coordenadora, secretaria,
auxiliares de professoras, funcionários e representantes da comunidade.
constitui um valioso instrumento de trabalho técnico pedagógico contendo orientações didáticas que serão
desenvolvidas através de atividades educativas que incorporem os cuidados
essenciais ás crianças. Visando seu pleno desenvolvimento na construção de
indentidade e autonomia.
JUSTIFICATIVA
Considerando a fase transitória
pela qual passam creches e pré-escola
na busca de uma educação de qualidade integrada, pretendemos apontar
metas de qualidade que contribuam para o desenvolvimento integral de cada
criança, afim de, cresçam como cidadãos, cujos direitos à infância lhe seja
reconhecidos.
E é dentro dessa proposta que
procuraremos tornar esses cidadãos críticos, reflexivos e acima de tudo
participativo perante a sociedade que está inserida, com direitos e deveres
garantidos na forma da lei e o cumprimento a constituição federal de 88, ao
Estatuto da Criança e do Adolescente, lei de Diretrizes e Base da Educação
Nacional 9.394/96 e o Referencial Curricular para a Educação
Infantil/Secretaria de Educação do estado do Ceará-fortaleza: SEDUC, 2011,
propondo política de integração com vista ao pleno desenvolvimento da criança.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
·
Favorecer a melhoria da qualidade de ensino
da educação infantil, ofertando suporte administrativo pedagógico, que
viabilize o processo ensino-aprendizagem, tendo como foco a criança,
respeitando a sua individualidade, trabalhando de forma lúdica, com a
finalidade de cuida e educar.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Proporcionar condições para o desenvolvimento
de uma gestão participativa,democrática e criativa.
· Propagar a alegria e o respeito para as
crianças e a família.
· Compartilhar experiências que venham
desenvolver hábitos saudáveis de higiene e alimentação os quais passam
contribuir quanto escola.
· Assegurar na instituição de ensino
atendimento integral à criança, considerando seus aspectos físicos, afetivos,
cognitivos, lingüísticos,
·
Sociocultural, bem como as dimensões lúdicas,
artística e imaginarias.
DIAGNÓSTICO
Através de informações colhidas,
obtivemos os resultados abaixo relacionados, os quais irão permitir que o CEI
CAIC tenha sua própria cultura, permeada por valores, expectativa e costumes,
construídos a partir destas condições:
ü Idade
dos pais está entre 16 a 40 anos;
ü Grau
de escolaridade: poucos concluíram o ensino médio e a grande maioria não
freqüentaram á escola;
ü Famílias
formadas de 3 ou 6 filhos;
ü Há
maior dificuldade encontrada, tem relação com pais separados ou desempregados.
Contudo, o que pretendemos é
construir um CEI de qualidade e conforto, objetivando que haja um bom
desenvolvimento da criança, contando com professores capacitados, que tenham
como missão: educar, construir, ensinar e formar cidadãos críticos, conscientes
e participativos. Neste sentido, primamos por profissionais qualificados,
competente e comprometidos com o ato de ensinar.
A
comunidade em suas condições humildes, luta pela subsistência, através do trabalho
agrícola e de prestações de serviços a terceiros. A maioria é analfabeta ou com
grau de escolaridade baixo. As mães, geralmente se enquadram como domésticas.
ANÁLISE
DA REALIDADE DO CEI CAIC-DOM ANTONIO CAMPELO DE ARAGÃO
Econômico
·
Espaço amplo no CEI CAIC;
·
Dificuldades nas famílias ( separação e
desemprego dos pais);
·
Recursos insuficientes.
Cultura
·
Ausência de participação da comunidades
escolar nas atividades culturais;
·
Na grande maioria não tem nível de escolaridade.
QUE
CEI ASPIRAMOS CONSTRUIR?
·
Um CEI de qualidade e conforto, para um bom
desenvolvimento das crianças, com professores capacitados.
QUAL
SERÁ A MISSÃO DO CEI CAIC?
·
Educar, ensinar e formar.
QUE
TIPO DE RELAÇÃO QUEREMOS MANTER COM A
COMUNIDADE LOCAL?
·
Uma relação de parceria.
METAS
·
Construir uma escola onde todos os atores ali
envolvidos sintam prazer de participar, onde o aprender seja meta a ser
cumprida e o sucesso de todos seja garantido.
·
Incentivar a participação efetiva da comunidade
e da família no processo sócio educativo das crianças.
·
Garantir o acesso das crianças com
necessidades educacionais, visando um ensino-aprendizagem nos seus aspectos
conjuntivos, motor, afetivo e sócio cultural, fortalecendo a sua indentidade e
autonomia como sujeito social e histórico.
·
Fortalecer o elo de integração entre
comunidades e gestão escolar por meios de palestras, reuniões, festas
comemorativas entre outras.
·
Compartilha experiência com que venham
desenvolver hábitos saudáveis de higiene e alimentação os quais possam
contribui enquanto escola.
Frente às metas estabelecidas
anteriormente, esperamos manter a qualidade da relação ensino-aprendizagem do
CEI, o inserido nos novos tempos.
Para tanto, nós que fazemos o CEI CAIC - Dom Antonio Campelo de Aragão,
assumimos internamente o compromisso com a conscientização e transformação
sócio-cultural da comunidade escolar, concordando com o fato de que a educação
é, e sempre será prioridade na nossa prática educativa.
Missão
Nossa missão é oferecer um ensino com qualidade, buscando
atender as necessidades da clientela de acordo com as condições do bairro e
realizando um trabalho voltado para a cidadania.
Concentramos nossas ações no sentido
de:
·
Favorecer o desenvolvimento amplo e
dinâmico da criança em seus aspectos: social, afetivo, motor e cognitivo,
·
Respeitar e apoiar o conhecimento
prévio dos alunos ao ingressar na escola;
·
Propiciar estratégias para que
manifeste as diferentes áreas do conhecimento: espaço/tempo, relações sociais,
lógicas e linguagens;
·
Contribuir para a formação do indivíduo
dentro de uma proposta educativa de abertura para o mundo com toda a sua
diversidade;
·
Desenvolver a auto-educação como
abertura para a educação dos
princípios humanos, na síntese do saber, sentir e agir;
·
Oferecer o máximo de qualidade focando
o desenvolvimento global das crianças de modo a prepará-los para as próximas
etapas de sua vida escolar.
·
Construir uma sala para jogos e recreação
(brinquedoteca).
·
Criar
uma associação de pais comunitários para realização de trabalhos voluntários na
escola;
·
Realizar reuniões com os pais, visando o
crescimento e desenvolvimento escolar;
·
Convidar pessoas capacitadas para efetuar
palestras, cursos, seminários e oficinas de estudo;
·
Buscar parcerias com outros CEI;
·
Enviar ofícios para Editoras e Secretaria
Municipal de Educação, pedindo doações de livros infantis;
·
Proporcionar às crianças, atividades
desportivas.
AVALIAÇÃO
A avaliação
deve ser um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de
melhores caminhos para orientar a aprendizagem das crianças. As avaliações das
ações se dão de forma contínua, visando o alcance dos objetivos propostos, bem
como a reformulação de novas propostas que viabilizem a melhoria do processo
ensino-aprendizagem.
A avaliação, conforme estabelecida
na Lei Nº9.394/96, deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho
realizado.
RECURSOS HUMANOS
A instituição é composta por: um diretor
administrativo, um coordenador pedagógico, uma secretaria, corpo docente,
funcionários e um total de 420 crianças matriculadas, funcionando nos dois
turnos (matutino e vespertino).
RECURSOS MATERIAIS
MATERIAL DIDÁTICO
ü Livros
ü Revistas
ü Jornais
MATERIAIS
RECREATIVOS
ü Jogos
Educativos
ü Brinquedos
ü Fantasias
MATERIAIS PERMANENTES
ü Televisão
ü Vídeo
ü Som
ü Mimeógrafo
ü Armários
ü Estantes
ü Geladeiras
e Freezer
ü Fogões
ü Ventiladores
ü Mesas
ü Espelhos
ü Bebedouro
elétrico
ü Berços
MATERIAIS DE EXPEDIENTE
ü Pasta
com elástico
ü Lápis
com borracha
ü Canetas
ü Cartolinas
ü Pinceis
ü Fraudas
ü Mamadeiras
ü Produtos
de higiene
MAPA
CURRICULAR
DISCIPLINAS
|
HORA/AULA
|
CARGA
HORÁRIA
|
LINGUAGEM
|
05
|
200
|
CÁLCULOS
|
05
|
200
|
CIÊNCIAS
|
02
|
80
|
SOCIEDADE
|
02
|
80
|
RELIGIÃO
|
01
|
40
|
ARTES
|
01
|
40
|
TOTAL
|
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES (2012)
JANEIRO/2012
|
FEVEREIRO/2012
|
02-
Inicio da recuperação da greve.
02
a 31- recesso dos professores que não aderiram a greve
|
03-Final
da recuperação da greve
06-
Inicio da recuperação dos 06 dias de paralisação.
13-
Termino do ano letivo de 2011.
01 a 29-
Recessos dos professores que aderiram a greve
|
MARÇO/2012
|
ABRIL/2012
|
01-Trabalhos
pedagógicos
02-Planejamento
05-Inicio
das aulas para todas as escolas
19-Feriado
são José
24-Feriado Padre Cicero
|
05-Recesso
letivo (atividade domiciliar)
06-Paixão
/08 Páscoa
13-
Planejamento
21-
Tiradentes
|
MAIO/2012
|
JUNHO/2012
|
01-
Dia do trabalho
04-
Planejamento
18-Comemoração
ao dia das mães
|
01-Planejamento
07-
Corpos Christi
08-
Reunião de Pais e Mestre
29-
Encerramento do 1º semestre
|
Julho/2012
|
AGOSTO/2012
|
FÉRIAS
|
01-
Início do 2º semestre
03-
Planejamento
|
SETEMBRO/2012
|
OUTUBRO/2012
|
05-
Planejamento
06-
Desfiles no bairro
07-
Independência do Brasil
15-
Nª Sra.das Dores
21-
Reunião de Pais e Mestre
24
a 28- Semana do Trânsito
|
05-
Planejamento
08
a 11- Semana da criança
12-
Nossa Senhora Aparecida
15-
Recesso letivo (dia do professor)
|
NOVEMBRO/2012
|
DEZEMBRO/2012
|
01-
Recesso letivo (dia do romeiro)
02-
Finados
09-
Planejamento
15-
Proclamação da república
|
07-
Planejamento
24-Recesso
natalino
25-Natal
31
Recesso do ano novo
|
JANEIRO/2013
01-
Confraternização universal
02-
Planejamento
21-reunião
de Pais e Mestre
22-
Encerramento do ano letivo de 2012
23
a 31- Recesso
|
RESPONSABILIDADES E PARCERIAS
A RESPONSABILIDADE ENVOLVE
TODO O SEGMENTO ESCOLAR
ü Pais de Alunos
ü Núcleo
Gestor
ü Coordenador
ü Secretaria
ü Professores
ü Funcionários
DENTRE AS PARCERIAS, PODEMOS
DESTACAR:
ü Prefeitura
Municipal
ü Secretaria
de Educação
ü Secretaria
de Ação Social
ü Sociedade
Civil
ü Conselho
Tutelar
ü Posto
de Saúde
ü CRAS-Centro
Referencial de Sistema Social
Guarda Civil e
Municipal
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